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"A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade." (José M. Moran)

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VÍDEOS


Seis palestras inspiradoras sobre educação

Vídeos do projeto TED que reúnem experiências e ideias inovadoras sobre tecnologia, ensino e formas para tornar a escola mais atraente aos estudantes                        

Palestrantes do TED. Imagem: divulgação A  web oferece um recurso útil e interessante para quem dá aulas: as palestras sobre educação do projeto TED, que são gratuitas e estão disponíveis a um clique.

Mas o que é o TED? É um projeto que começou em 1984 a partir de uma conferência na Califórnia (Estados Unidos), reunindo pessoas envolvidas em tecnologia, entretenimento e design (em inglês: technology, entertainment e design, de onde vem a sigla) para debater temas ligados às suas áreas. Com o crescimento da iniciativa, a variedade de assuntos abordados aumentou e o formato se consolidou: palestras de cerca de 15 minutos em que alguém compartilha uma história ligada à sua atuação, realidade ou especialidade.

As palestras são realizadas em  diferentes formatos, que mudam conforme a organização do evento.  O TEDx, por exemplo, é uma série de palestras locais ligadas a uma cidade, bairro ou região, organizadas de forma independente. Já o TED salon ocorre samanal ou mensalmente com pessoas já engajadas com o TED. Embora haja uma variação no modelo, todos os eventos da marca têm em comum o objetivo de dividir e divulgar ideias e boas experiências e, desta forma, inspirar as pessoas a também fazerem sua parte por um mundo melhor.

A equipe de NOVA ESCOLA selecionou seis vídeos do TED sobre Educação. Vários citam tecnologia e mostram que muitas práticas ao redor do mundo estão preocupadas em atingir e envolver os estudantes - sobretudo aqueles em regiões muito pobres - e tonar o aprendizado, ao mesmo tempo, atraente e relevante. Alguns dos exemplos selecionados destacam que o modelo convencional de escola não se adequa à vida e ao cotidiano de muitos estudantes, enquanto outros indicam que o fundamental mesmo é valorizar o professor. Todos os vídeos estão na lista abaixo.  Aproveite!

Adozinda Kuhlmann - Educação com entusiasmo (TEDxSP 2009)
No ano da gravação, Adozinda tinha 91 anos e já dava aulas de Língua Portuguesa há 73 anos
Fala sobre o quê? Sobre o lado bom da profissão e como a experiência de dar aulas é emocionante e enriquecedora
Por que é inspirador? Porque Adozinda é um exemplo de professora dedicada e apaixonada pelo o que faz. Seu lema é o entusiasmo e a persistência. No vídeo, ela compartilha um pouco do que viveu em sala de aula, como o caso de uma estudante com dificuldades para aprender a tabuada. Em dúvida sobre o que fazer, a professora recorreu ao pai, também docente, que lhe deu uma lição inesquecível: é preciso nunca desistir de um aluno com dificuldades para aprender.
 



Lea Fagundes- O aluno na cultura digital (TEDxPorto Alegre 2012)


Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da faculdade e pioneira na aplicação das tecnologias aos processos educacionais no Brasil
Fala sobre o quê? Sobre a importância do professor saber como o aluno aprende os conteúdos
Por que é inspirador? Porque Lea acredita que o professor deve saber quais são os processos cognitivos que permitem ao ser humano construir conhecimento. Segundo a pesquisadora, a inclusão digital pode auxiliar nesse processo. Porém, inclusão digital aqui não significa apenas colocar computadores na escola, mas incluir a escola na cultura digital, o que exige uma mudança de mentalidade e organização.


Iberê Thenório- É possível ensinar Ciências usando o youtube  (TEDxUnisinos 2012)

Jornalista e criador do site Manual do Mundo
Fala sobre o quê? Sobre sua experiência como criador do site Manual do Mundo, um canal que reúne vídeos que explicam fenômenos científicos a partir de experimentos práticos
Por que é inspirador? Porque Iberê acredita que quando a escola estimula a aprender Ciências só para ir bem na prova, o aprendizado não ganha sentido. Ele crê que os vídeos educativos, que elucidam a Química e a Física que estão no dia a dia, "ensinam para dar poder"


Sugata Mitra- Novo experimento no autodidatismo (Ted Global 2010)

Pesquisador e ganhador do TEDPrize 2013, um prêmio que o TED concede a inciativas que considera transformadoras
Fala sobre o quê? Sobre alternativas para resolver a falta de bons professores e até de escolas em regiões muito vulneráveis
Por que é inspirador? Porquel Sugata Mitra propõe uma solução para um problema real: a ausência de instituições educacionais em lugares muito pobres, frágeis ou debilitados. Ele acredita que uma saída para o problema é estimular o autodidatismo. O pesquisador sustenta o que diz com experiências reais em países como África do Sul e Índia, onde deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu que elas poderiam aprender muito quando têm acesso a um computador.


Charles Leadbeater- Educação inovadora nas favelas (TEDsalon London 2010)

Autor de livros sobre inovação e criatividade
Fala sobre o quê? Sobre o exemplo de propostas educativas em lugares vulneráveis, onde é preciso atrair os alunos e não "empurrá-los" para as escolas
Por que é inspirador? Porque o palestrante dá o exemplo de organizações não governamentais e outras instituições educativas que conseguiram atrair os alunos em regiões muito pobres e debilitadas, onde o poder público raramente chega. Nesses lugares, a promessa da educação formal de "empurrar" o aluno para a escola, onde ele vai estudar para ao final de alguns anos conseguir um diploma, pode falhar, já que eles precisam de alternativas mais imediatas para o crime a pobreza. Segundo Charles, os exemplos citados (como o caso do ex-traficante carioca que mudou de vida graças a um programa que implementou computadores nas favelas e tornou o aprendizado mais interessante para os adolescentes) engajam os estudantes, coisa que a escola tradicional também deveria fazer


José Pacheco- Para que servem as respostas? (TEDxRio 2011)

Professor da Escola da Ponte, em Portugal
Fala sobre o quê? Sobre problemas na Educação no Brasil
Por que é inspirador? Porque apesar de ser português José Pacheco conhece a educação do nosso país e critica vários aspectos do sistema  brasileiro. Um exemplo é  o que o professor considera a excessiva  rigidez de algumas leis, como a regra que estabelece uma idade mínima para entrar na escola e faz com que, pela diferença de um dia, uma criança tenha que esperar o ano seguinte para começar a estudar.  Ele também reclama dos vários projetos que dão certo, mas não continuam devido às mudanças dos partidos que estão no poder.


Fonte: http://revistaescolaabril.com.br

Ótimas sugestões de vídeos, de todas as áreas do conhecimento, para trabalhar em sala de aula... Confira clicando aqui... ou sobre a imagem para seguir o link.

 
 


O belo vídeo acima, de apenas 5 minutos, descobri visitando o portal do TED - Ideias que merecem ser espalhadas, e trata-se de depoimento de Faith Jegede sobre seu relacionamento e aprendizagem com seus dois irmãos autistas.
Faith (Fé em inglês) Jegede conta de modo comovente e engraçado sobre como cresceu com seus dois irmãos autistas. Faith é escritora e baseia-se em suas experiências crescimento junto aos dois irmãos autistas, a fim de difundir o conhecimento e entendimento sobre o diagnóstico cada vez mais comum.
Como ela mesma destaca: "A normalidade desconhece a beleza que a diferença nos traz".
Um ótimo material para tratar de educação especial e inclusão no ambiente escolar e social.
 
 A História de Carly (autismo severo) e a tecnologia favorecendo a conexão


O incrível e comovente vídeo acima, trata-se de História de Carly, uma jovem que possui autismo severo, e que até os 11 anos de idade não conseguia se comunicar com os pais ou quem quer que seja, até que o computador pessoal promoveu esta surpreendente interação.
A máquina que é tão criticada por distanciar as pessoas, neste caso, fez esta fantástica ligação entre o, até então, desconhecido mundo interior de Carly Fleischmann com o mundo exterior de quem habita seu entorno.
O vídeo foi indicação, via Facebook da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Vejam a postagem de Elis Zampieri em seu blog Sobre Educação, link abaixo:

HISTÓRIA DE CARLY, Sobre Educação

Cabe destacar o empenho dos pais da menina em tentar alguma forma de comunicação, e como disse seu pai: "Quem desiste de um filho?"
Durante anos, os pais falavam de tudo em volta da menina, sem se dar conta de que ela os ouvia, mas não conseguia se expressar por conta do autismo.
Uma lição de vida para pais e professores não desistirem de seus filhos e alunos, por maior que seja o desafio, sempre há um caminho de comunicação, interação, usando ou não as tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
Um vídeo que todo educador precisa assistir para refletir com a comunidade escolar sobre as práticas educacionais, que devem iniciar na família e estenderem-se posteriormente à escola e à sociedade.
Afinal, será que entendemos o que se passa com nossos filhos e/ou alunos? Conhecemos seus pequenos universos, se às vezes nos surpreendemos com nossas próprias atitudes? Dar vez e voz ao outro, usando ou não as TIC, sempre será desafiador, mas os resultados poderão ser surpreendentes, tenha ele uma deficiência ou não.
Destaco a fala de Carly: "Ninguém sabe o que é ser eu. O que é não poder sentar quieta porque parece que minhas pernas estão pegando fogo. É como se centenas de formigas estivessem escalando meus braços."
Destaco também observação da coleg'amiga Elis:  "O desafio que se coloca diante de nós, educadores é adentrar este universo ainda desconhecido e obscurecido da pessoa com autismo. Calçar seus sapatos e caminhar com eles."
Abaixo, link para outra postagem do Educa Tube, tratando de filme inspirado em fato verídico, em que editor de revista sofre um acidente e paralisado quase todo o corpo, consegue se comunicar apenas piscando seu olho esquerdo. Um método de comunicação feito entre a terapeuta e o paciente promove esta comunicação e favorece até que este publique um livro que serve de título ao referido filme. Vejam link abaixo:

O Escanfandro e a Borboleta: mais que um simples piscar de olhos

http://youtu.be/DjdAEWAmctc
Cena 1: Forma de comunicação entre o paciente e sua terapeuta.


http://youtu.be/qnX9zuNNWjo
Vídeo 2: os bastidores do filme


http://youtu.be/WGGXQO1gYx4
Vídeo 3: Comentários do crítico Marcelo Janot sobre o filme francês O Escafandro e a Borboleta, estrelado por Mathieu Amalric.

O filme O Escafandro e a Borboleta, foi indicação da coleg'amiga Simone Einsfeld Zogbi, professora da educação especial na EEEF Barão de Cêrro Largo, em Rio Grande - RS - Brasil, que foi professora parceira, em 2009, no projeto de aprendizagem sobre uso de blog como ambiente de EaD (com suas turmas de 4ª série do ens. fund., na época), na minha especialização em Mídias na Educação.
É o quarto filme que utilizo para ilustrar a série CinEducação, que propõe a utilização de algumas cenas de filmes de cinema para discutir a própria educação e o papel social do educador, e de sua metodologia no contexto educacional.
Vejo neste belo e profundo filme a possibilidade de discutir o próprio processo de ensino e aprendizagem, e das diversas possibilidades de sempre desenvolvermos uma metodologia de interação com alguém, independente da limitação física, neurológica etc que essa pessoa possa ter.
O paciente, internado no hospital, consegue se comunicar e depois até escrever um livro inteiro, apenas piscando o olho esquerdo (única região do corpo que possui movimentação), e graças a dedicação das terapeutas, é desenvolvida uma nova linguagem, uma nova forma de comunicação... Uma espécie de "código binário" natural, em que um piscar de olho significa SIM, e dois, NÃO.
Muitas vezes, alguns alunos, por timidez ou não, parecem estar confinados cada qual em seu mundo particular, como escafandristas, e estabelecer um diálogo com alguns desses é um processo lento, como o que é retratado no filme.
Neste processo de ensino e aprendizagem, estamos todos aprendendo, através da própria interação e, às vezes, pensamos em desistir, achando que não aprenderemos jamais (seja a andar de bicicleta, a tocar violão, aprender uma língua estrangeira, a pilotar um automóvel, a manipular um microcomputador etc); ou desistimos, acreditando que não conseguiremos também ensinar. O verdadeiro educador desiste de desistir, quando percebe que a aprendizagem acontece de forma variada e que cada um, mesmo em um grupo aparentemente homogêneo, acontece de forma diferente e individual. Somos todos diferentes. Amamos de forma diferente, ainda que ambos apaixonados; vivemos de forma diferente, ainda que alguns sejam gêmeos, quando gestados. Enfim, fazer a diferença é justamente respeitar os diferentes estágios da vida, das coisas e das pessoas, não desistindo de acreditar em si mesmo e em quem em nós deposita suas esperanças.
A vida passa num piscar de olhos para alguns. Mais que um piscar de olhos, devemos sempre refletir sobre o nosso papel social, seja como educadores ou alunos, estabelecendo formas diferenciadas para situações e pessoas diferentes, visando sempre a comunicação.

Destaco fragmentos poéticos do livro, ditado em um piscar de olhos:

- "Memórias de um náufrago nas praias da solidão";
- "(...) os enfermos cujo destino os deixaram à margem da vida..." e
- "O texto não existe até que seja lido".

Abaixo, link para download do referido filme, no blog Baixar Filmes Completos:

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
Sugestões do EDUCATUBE 
Att.
Lúcia Ribeiro

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