Seja Bem vindo! Volte sempre!

"A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade." (José M. Moran)

Seguidores..."Onde você estiver, ai está meu coração"

terça-feira, 6 de agosto de 2013

VENCE - O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico


O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz duas grandes novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas. A primeira delas é a expansão do programa para todos os municípios do Estado – antes a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios.  
O Vence também expandirá seu público alvo. Antes, apenas alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podiam aderir à modalidade concomitante, aquela na qual o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. Em 2013, essa possibilidade será aberta também aos jovens da 3ª série do Ensino Médio.

Modalidade concomitante
Para 2013, está prevista a abertura de mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante do programa Vence.  Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. A Secretaria da Educação planeja investir, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano.
Vale lembrar que o Vence, na forma concomitante, já atende 24 mil estudantes da rede estadual paulista. Destes, cerca de 15 mil concluirão seus cursos técnicos já em 2013. Esses jovens puderam escolher entre 56 cursos de formação profissional, oferecidas por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.
Vale lembrar que o programa, implantado no ano passado, atende alunos em 336 cidades distribuídas pelo Estado de

São Paulo.
 
Modalidade integrada
Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos. 
Para 2013, a modalidade contou com a abertura de mais 2,5 mil vagas e a adesão de outras 24 escolas ao programa. Foram oferecidas vagas em 15 diferentes cursos, como Administração, Comunicação Visual, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Nutrição e Dietética, Química e Serviços Jurídicos, entre outros.

Acesse o site e fique de olho na inscrição


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confira dicas para organizar os estudos para o Enem 2013 A cem dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Portal EBC promoveu hoje um bate-papo com dicas de preparação para a prova. Os professores Jorge Figueiredo, coordenador pro projeto Plantão Enem, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e Israel Batista, professor de história do curso pré-vestibular Alub, de Brasília, explicaram estratégias de estudo e listaram alguns assuntos que podem estar na prova de 2013. Assista aqui: A principal recomendação dos professores é organizar um calendário de estudos, priorizando as disciplinas e conteúdos que os estudante enfrenta maior dificuldade. “Ele precisa revisar as matérias nas quais ele se considera um bom aluno e se dedicar aos temas que ele tem mais dificuldade. Ele tem que fazer um calendário e definir quanto tempo vai se dedicar a cada matéria, sabendo que o Enem dá muito ênfase ao português e à interpretação de texto, é uma prova inteligente”, explicou o professor Israel. Leia também: Acesse aplicativo Questões Enem para treinar para a prova Confira o Edital do Enem Enem endurece critérios de correção da redação para 2013Atualidades Uma das principais características da prova do Enem é cobrar conteúdos atuais. O professor Jorge lembrou que a prova é uma “caixinha de surpresas”, mas que há grandes chances de que temas como os protestos recentes no Brasil e a reforma política caiam no Enem – inclusive na redação. “Algo que pode estar na prova é a diferença entre o plebiscito e referendo, são irmãos gêmeos que nascem na mesma época histórica, lá na Roma antiga. É preciso rever os principais plebiscitos do Brasil porque as provas não cobram as atualidades de maneira pura, mas verificando se você tem um conhecimento histórico. É um prato cheio para as questões interdisciplinares” http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Todos pela Educação de qualidade...

“O Crítico não conta absolutamente nada . Tudo o que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofre uma queda, ou na hora em que o que está fazendo algo comete um erro. O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem... O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, que falha, mas que aos poucos vai acertando, porque não existe esforço sem erro. Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem, que na melhor das hipóteses irá cair, mas mesmo em sua queda é grande, porque viveu com coragem, e esteve acima daquelas almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas” Fragmentos de um discurso que o presidente americano Theodore Roosevelt pronunciou na Sorbonne de Paris, no dia 23 de abril de 1910.

Você acredita que a Inclusão nas escolas é uma realidade possível?

Minha lista de blogs

Postagens populares

Quadro Virtual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares