Seja Bem vindo! Volte sempre!

"A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade." (José M. Moran)

Seguidores..."Onde você estiver, ai está meu coração"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Inglês Vip


Inglês VIP/ Tudo o que você precisa para aprender, aperfeiçoar ou praticar inglês
Este site apresenta uma variedade incrível de material para quem quer aprender Inglês on-line. Muito bom! Indico a todos!
http://www.inglesvip.xpg.com.br

sábado, 1 de outubro de 2011

Blogger Templates para personalizar seu blog

Olha que achado... Blogger Templates!!! em uma das minhas voltas pelo Google...
Pra você que quer personalizar seu blog e deixá-lo com o seu jeitinho..Abaixo fiz um tutorial em português, mas você também pode conferir o tutorial em ingles... Bom divertimento! O site diponibiliza mais de 2000 modelos diferentes.


Como fazer upload / Instalar um modelo Blogger

Click no linkdepois click em um dos modelos ( para visualizar click em Demo Preview)
Para vizualizar novos modelos de seu interesse click em Next Templast.

Baixe o seu template novo blogueiro para o seu computador. Se o modelo está contido em um arquivo zip, garantir que você tenha extraído o modelo XML.

1.Faça o login no seu Painel do Blogger.

2.Clique em "Layout".

3.Clique em "Editar HTML".

Agora você deve BACKUP seu modelo atual, antes de instalar o novo modelo.

4.Clique em "Browse".(procurar)

5.Now selecione o arquivo template novo blogger (que existe como um arquivo xml) e clique em "Abrir".

6.Click em "Enviar".

Mensagem de confirmação será

7.Now appear. Click em "MANTER WIDGETS".


alguns modelos de templates para o seu blog – Visite site, lá você vai encontrar um que irá te agradar...
1. Charmless
2. wonderwall
3. dreamtemplate
4. newsweb

********************************************************************************************************************************************
TUTORIAL – Em Ingles - com figuras **** Dê um clic

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mapa Conceitual - CmapTools

"Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno."

Esta abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.

Novak é considerado o criador dos mapas conceituais e a proposta de MAPAS CONCEITUAIS é baseada na idéia fundamental da Psicologia Cognitiva de Ausubel, que contempla várias áreas do conhecimento.

LEIA MAIS NO LINK

VEJA ABAIXO A DEFINIÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM UM MAPA CONCEITUAL - clique para ver ampliada a imagem:

Exemplo de mapa conceitual dos alunos do pós-graduação em Informática na Educação
Veja outros exemplos no link acima...
Faça o download em portugues e crie seu "MAPA CONCEITUAL"

É muito fácil e divertido. Bons estudos!

sábado, 24 de setembro de 2011

Manual do Multiplicador

Oficinas de trabalho para prevenção as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, dirigidas aos adolescentes.Dê um click sobre as páginas para ler o conteúdo. É so imprimir e utilizar...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jogos Educativos

Jogos online e softwares com diversos conteúdos educativos.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Scratch


Scratch é uma nova linguagem de programação desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é uma linguagem muito simples e intuitiva ideal para crianças e jovens. Unindo diversos tipos de mídias , como imagens, sons e outros programas, podemos criar desenhos, formas geométricas, animações, histórias interativas, games, simulações de física e matemática, além de uma série de atividades interativas.

Você pode trabalhar o Scratch com os alunos do fundamental II, eles aprendem idéias matemáticas e de computação, conceitos de interação e condicionais, design e lógica. Os alunos podem fazer o cadastro no site para publicar os trabalhos produzidos nas aulas de informática.

Você pode baixar o Scratch gratuitamente no site http://www.scratch.mit.edu/

Existem versões para WINDOWS, MAC E LINUX, o site está em 45 opções de idioma.
Fonte: http://profadeniseinfo.blogspot.com/ 

EduHQ


Nesse site vc pode ensinar seus alunos de forma divertida...
O site disponibiliza tirinhas de todos os componentes curriculares.
Acesse o site clicando aqui


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Orientação Sexual


 

Visitem o Portal do Professor - Fonte inesgotável de excelentes sugestões de aulas
de todos os temas, modalidades e disciplinas.

O Sexo e a Juventude  Qual é a hora certa? Os “grilos” sobre a primeira relação sexual



sábado, 10 de setembro de 2011

Anatomia Humana em 3D


Visitando o Blog Web para Educadores encontrei esta excelente dica para professores de ciências, anatomia, fisiologia...

Visible Body, uma ferramenta 3D totalmente web based que mostra os diversos sistemas do corpo humano. São 1.700 estruturas anatômicas, onde é possível sobrepor sistemas, rotacionar o modelo e aplicar um zoom para visualização dos detalhes anatômicos.

O custo disso? 1 minuto para preencher o cadastro e mais 2-5 minutos para instalar a aplicação. Por enquanto não tem custo, aproveitem !!!!
**** ***

Aproveito a oportunidade para divulgar os sites:
Anatomia e Fisiologia Humanas da Prof.ª Ana Luisa Miranda Vilela
Anatomia Humana  blog do Arnaldo Fernandes -
O MELHOR DA ANATOMIA - ANATOMIA GAMES - JOGOS DE ANATOMIA

Dicas da Andréa De Carli - Informática e Educação

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A tecnologia no planejamento pedagógico

As escolas que utilizam as tecnologias de forma mais dinâmica obtêm resultados mais positivos, porque, invariavelmente, os professores têm condições de desenvolver projetos em parceria, selecionando os recursos mais adequados, planejando juntos e buscando apoio dentro e fora da escola.
O grande desafio é envolver o aluno, conquistá-lo. “O professor precisa preocupar-se em conhecer possibilidades e recursos e saber lançar a proposta pedagógica instigando os alunos”, frisa a pedagoga Mary Grace Martins, consultora em projetos e-learning e formação de educadores, da Vivência Pedagógica. Celso Vallin reforça essa idéia, dizendo: “É preciso colocar o foco na emancipação do educando, e, para isso, é fundamental trabalhar a formação do educador. Mais do que entregar coisas prontas e ensinar a repetir procedimentos já estabelecidos, o educador pode oferecer desafios e estimular a crítica e a criação com responsabilidade Nesse processo, a tecnologia deve estar presente desde o primeiro momento”.
Com o intuito de auxiliar as estratégias pedagógicas utilizadas em sala de aula, pedimos à professora Mary Grace também consultora dos programas da Microsoft “Aprender em Parceria” e “Aluno Monitor”, algumas idéias que podem ser bastante úteis para que o educando atinja suas metas. Ela relaciona as seguintes:
  • Antes de mais nada, é preciso perceber o quanto as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) podem facilitar o dia-a-dia do educador – que deve ser usuário também. Há várias maneiras de o educador utilizar a tecnologia: planejamento, cursos on-line, consulta de sites educacionais e interação com outros educadores.
  • Não esquecer que o maior desafio é pedagógico. Os alunos têm muita facilidade de aprender a lidar com as TICs, principalmente quando a proposta é interessante. O “como fazer”, os alunos podem aprender de diversas maneiras: com apoio de alunos monitores, por meio da interação entre os próprios colegas, consultando tutoriais on-line e até mesmo a “ajuda” disponível em todos os programas.
  • Ter um blog. Ao criar o seu blog, o professor tem a oportunidade de registrar o seu próprio trabalho, o que contribui até mesmo para reavaliar a sua própria prática. Além disso, é um recurso que permite compartilhar suas idéias e convidar outros professores a interagirem na rede. Para os alunos, é motivo de orgulho saber que o professor divulgou uma experiência realizada, o que mostra que ele realmente dá importância ao próprio trabalho.
  • Construir parcerias: compartilhar os desafios com outros educadores sempre traz benefícios, contribui com a organização do tempo, divisão de responsabilidades e, além de tudo, é um exercício constante de formação continuada. A própria Web está cada vez mais colaborativa e é justamente a colaboração que há muito tempo consideramos importante para os alunos. Como podemos querer que os alunos saibam trabalhar em grupos de modo colaborativo se não formos capazes de praticar nós mesmos?
  • Compartilhar e interagir. Por mais que queiramos, sempre será um desafio conhecer todos os programas e as possibilidades pedagógicas. A grande vantagem da Web é que, graças à socialização de conhecimento, temos a oportunidade de saber sobre o trabalho de outros educadores, contatá-los para trocar idéias ou até mesmo comentar as produções em seu próprio site ou Blog. Por outro lado, é preciso também contribuir, compartilhando as próprias experiências, pois assim incentivamos ainda mais esta prática.
Reportagem: Adriana Cortez

DIÁRIO ELETRÔNICO


Uma tarefa que consome muito tempo do professor é o preenchimento do diário de classe. Todo ano é a mesma coisa. Os professores correm para deixar o diário em ordem e registrar oficialmente a matéria lecionada. E essa é uma tarefa repetitiva, já que são as mesmas matérias para as mesmas séries, ano após ano. São basicamente as mesmas informações.

É possível automatizar e tornar mais organizado o preenchimento do diário de classe, ao adaptá-lo para o Word, que é um software que a partir de uma tabela permite armazenar, manipular e imprimir todos os dados.  

A idéia é que o professor monte um diário eletrônico. O registro da matéria será feita uma única vez e nos outros anos pequenos ajustes podem ser incluídos rapidamente.  Depois é só imprimir e grampear sobre o diário de classe. E está pronto!

É muito fácil e prático! Veja o passo-a-passo:

PASSO 1 – Abrir o Word
Clique no menu Iniciar, depois Todos os Programas e enfim escolha a opção Microsoft Word. Ao abrir o programa exibirá uma folha em branco.
PASSO 2 – Salvar arquivo
Agora, vamos salvar o arquivo no qual será executado o trabalho. Para isso, vá ao menu Arquivo e selecione a opção Salvar. Escolha um nome para a apresentação, defina o local para armazenar o documento e clique em Salvar.
PASSO 3 – Construir tabela
Clique em Tabela na barra de menu e em seguida escolha Inserir, depois clique em Tabela. Aparecerá uma caixa de diálogo na qual devemos preencher o número de linhas e colunas que desejamos em nossa tabela.
Em nosso exemplo vamos colocar 3 colunas e 40 linhas (Confira em seu diário, o número necessário).
PASSO 4 – Configurar colunas
Agora vamos começar a desenvolver a tabela, meça a largura das colunas e a altura das linhas do seu diário de classe.
Selecione a primeira coluna: posicione o mouse na primeira linha da primeira coluna de forma que ele se transforme em uma seta para baixo e então clique. Note que a coluna fica na cor preto. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades da tabela.
- Na nova janela, clique na aba Coluna e preencha a largura da primeira coluna. Para determinar as outras colunas, clique em Próxima Coluna e digite o valor... e assim sucessivamente. Quando estiver pronto escolha OK.
PASSO 5 – Configurar linhas
Em seguida, selecione toda a tabela, clique com o botão direito e escolha novamente Propriedades da tabela.
- Clique na aba Linha, preencha a altura da linha. Depois clique na aba Tabela, escolha o botão Opções e então desmarque a opção Auto-redimensionar para ajustar o conteúdo, conforme a figura abaixo.

PASSO 6 – Preencher a tabela
A tabela está pronta, escreva os títulos das colunas e salve.
Agora é só preencher as matérias, à medida que dadas ou no fim do ano, como preferir.
Quando estiver finalizada é só imprimir. Vá ao Menu arquivo e escolha Imprimir.

Fonte: Professora doutora Cristiana Mattos Assumpção, coordenadora de Tecnologia na Educação do Colégio Bandeirantes.

















 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confira dicas para organizar os estudos para o Enem 2013 A cem dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Portal EBC promoveu hoje um bate-papo com dicas de preparação para a prova. Os professores Jorge Figueiredo, coordenador pro projeto Plantão Enem, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e Israel Batista, professor de história do curso pré-vestibular Alub, de Brasília, explicaram estratégias de estudo e listaram alguns assuntos que podem estar na prova de 2013. Assista aqui: A principal recomendação dos professores é organizar um calendário de estudos, priorizando as disciplinas e conteúdos que os estudante enfrenta maior dificuldade. “Ele precisa revisar as matérias nas quais ele se considera um bom aluno e se dedicar aos temas que ele tem mais dificuldade. Ele tem que fazer um calendário e definir quanto tempo vai se dedicar a cada matéria, sabendo que o Enem dá muito ênfase ao português e à interpretação de texto, é uma prova inteligente”, explicou o professor Israel. Leia também: Acesse aplicativo Questões Enem para treinar para a prova Confira o Edital do Enem Enem endurece critérios de correção da redação para 2013Atualidades Uma das principais características da prova do Enem é cobrar conteúdos atuais. O professor Jorge lembrou que a prova é uma “caixinha de surpresas”, mas que há grandes chances de que temas como os protestos recentes no Brasil e a reforma política caiam no Enem – inclusive na redação. “Algo que pode estar na prova é a diferença entre o plebiscito e referendo, são irmãos gêmeos que nascem na mesma época histórica, lá na Roma antiga. É preciso rever os principais plebiscitos do Brasil porque as provas não cobram as atualidades de maneira pura, mas verificando se você tem um conhecimento histórico. É um prato cheio para as questões interdisciplinares” http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Todos pela Educação de qualidade...

“O Crítico não conta absolutamente nada . Tudo o que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofre uma queda, ou na hora em que o que está fazendo algo comete um erro. O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem... O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, que falha, mas que aos poucos vai acertando, porque não existe esforço sem erro. Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem, que na melhor das hipóteses irá cair, mas mesmo em sua queda é grande, porque viveu com coragem, e esteve acima daquelas almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas” Fragmentos de um discurso que o presidente americano Theodore Roosevelt pronunciou na Sorbonne de Paris, no dia 23 de abril de 1910.

Você acredita que a Inclusão nas escolas é uma realidade possível?

Minha lista de blogs

Postagens populares

Quadro Virtual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares