
RESENHA
A educação convencional dificulta sobremodo o pensar independente. A padronização do homem conduz a mediocridade[...] tememos pensar em desacordo com o padrão social vigente, num falso respeito à autoridade e à tradição. Felizmente algumas pessoas se interessam com seriedade pelo exame dos problemas humanos, livres do preconceito da esquerda ou da direita...Os sistemas quer educativos, quer políticos, não se transformam miraculosamente; só se modificam quando há em nós uma transformação fundamental. O indivíduo é de primordial importância, e não o sistema...
Não deve a educação estimular o indivíduo adaptar-se a sociedade ou a manter-se negativamente em harmonia com ela, mas ajudá-lo a descobrir os valores verdadeiros, que surgem com a investigação, livre de preconceitos e com o autoconhecimento.
Que benefício traz a instrução, se no decorrer da vida nos destruímos? A série de guerras devastadoras que temos tido, uma após a outra evidencia uma falha fundamental na educação que proporcionamos aos nossos filhos...Mas essa liberdade não se alcança quando o indivíduo só está interessado no próprio engrandecimento e bom êxito.
A liberdade vem com o autoconhecimento, mediante o qual a mente se eleva acima dos empecilhos que para si própria criou ao ansiar por segurança.
É função da educação ajudar cada indivíduo a descobrir todos esses empecilhos psicológicos, e não apenas impor-lhe novos modelos de conduta, novos modos de pensar
[...]O HOMEM ignorante não o é sem instrução, mas aquele que não conhece a si mesmo - e insensato é o homem intelectualmente culto ao crer que os livros, o saber e a autoridade lhe podem dar a compreensão.
Viver num só nível, desprezando o processo global da vida, é atrair desgraças e destruição. A maior necessidade e o problema mais urgente de todo indivíduo é adquirir uma compreensão integral da vida, que o habilite a enfrentar suas contínuas e crescentes complexidades.
- O educador não é um mero transmissor de conhecimentos; é um homem que mostra o caminho da sabedoria, da verdade. Para instituirmos a educação correta, é indispensável compreender o significado da vida como um todo, e, para tal, devemos ser capazes de pensar, não rigidamente, mas de maneira direta e verdadeira.
Não visa a educação a produzir meros letrados, técnicos e caçadores de empregos, mas homens e mulheres integrados, livres de todo o temor; porque só entre tais entes humanos pode haver paz duradoura. (Lucinharib)
J.Krishnamuti, Hugo Veloso - 2003 - 129 páginas.