Seja Bem vindo! Volte sempre!

"A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade." (José M. Moran)

Seguidores..."Onde você estiver, ai está meu coração"

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Orientação política - Candidato x Partido.

O que desejo é que tenhamos um governo com preocupação social e humanitária. Mas a questão central não é apenas o candidato, mas sim o Partido ao qual ele pertence. . O próprio TSE – Tribunal Superior Eleitoral erra na campanha pela TV ao pregar o voto apenas no Candidato, insistindo que se avalie somente a honestidade e a competência individual. É claro que isto é importante mas a meu ver há um “esquecimento” intencional ou não da função dos Partidos que nas Democracias tem papel fundamental na continuidade das políticas de governo.
Tem muita gente repetindo a ladainha de que todos os partidos são iguais, mas essa opinião não resiste a 5 minutos de argumentação.
Basta ver as atitudes tomadas pelos partidos quando assumem o poder.
Exemplos:
PSDB e DEMO – Ex PFL, estiveram oito anos no poder, sendo que o PFL estava desde o fim da Ditadura. Praticaram o Neo-liberalismo selvagem, entregando o país a sanha do capital especulativo. Privatizaram ou doaram tudo o que puderam num processo marcado pela Corrupção (que a mídia não investigou), aumentaram os impostos de 25% do PIB (Governo Itamar) para 36% (Final do governo FHC). Pagaram a banca internacional como nunca, mas a dívida externa dobrou e a interna foi multiplicada por oito. Retiraram direitos de trabalhadores (Contratos temporários) e de aposentados (Fator Previdenciário) alegando que isso geraria empregos mas acabou produzindo mais miséria e exclusão. Nos Governos Municipais e Estaduais repetem a mesma receita vencida.
Já no atual Governo, apoiado pelos partidos de esquerda, PCdoB, PT, PSB, PDT, PHS e outros, todos de tendência socialista e demais partidos da base como PR e PMDB que também possuem no seu interior preocupações sociais um pouco mais fortes, as diferenças de ação são gritantes. Apesar da constante disputa entre as forças progressistas e as forças do atraso que se fazem presentes na forma de pressão de todos os tipos (inclusive da Mídia que é da Direita) têm sido rechaçadas as constantes tentativas de se retirar mais direitos de trabalhadores e aposentados. O Governo convoca regularmente as Conferências Nacionais (da Mulher, do Idoso, do Jovem, do Índio, do Esporte, etc) com as quais a Sociedade é ouvida e os Ministros recebem as linhas diretivas das políticas públicas. O processo de privatização foi paralisado e quando foi tentado (no caso das estradas) os valores de pedágio obtidos foram cerca de 70% mais baixos. Foi iniciado um programa estruturante para o crescimento – o PAC – que mesmo com a torcida negativa da mídia vai vencendo resistências (IBAMA, TCU e Lei das Licitações) preparando o país para os próximos 20 anos. Mesmo com todas as deficiências e debilidades do nosso país, nos tornamos auto-suficientes em petróleo e com o pré-Sal seremos exportadores e se não fosse a crise americana provocada pelo desgoverno Bush, a meta de 10 milhões de empregos seria cumprida facilmente. Na saúde foi aprovada a emenda 29 e foi aprovada Tb. a CSS – Contribuição Social para a Saúde de 0,1 % sobre movimentações financeiras, teremos mais recursos para o Setor. Na educação foi aprovado o Fundeb que criará as tão sonhadas creches de tempo integral que permitirão aos pais e mães deixarem seus filhos em uma instituição educacional e trabalharem tranqüilos. Estão sendo construídas 10 novas Universidades Federais (ainda é pouco) e mais 200 Cefetes e com o Pró-uni vários estudantes de baixa renda têm bolsas parciais ou integrais em faculdades particulares. O país cresce e cada vez mais e mais pessoas passam a integrar a classe média.
Só uma coisa me preocupava:
“Que as críticas feitas a Lula e seu Governo, alegando coisas que não foram feitas ou que estão erradas somente serviam a um propósito, que é fazer retornar o PSDB, o DEMO ou seus comparsas ao poder em 2010. Se isto tivesse ocorrido, além de não fazerem nada daquilo que criticam ainda desmontariam o pouco que foi conseguido. Caso eles tivessem tomado o poder, quem governaria o Brasil seria a falida Wall Street (o muro que caiu) e a Casa Branca.
Nossa tarefa é olhar o país que queremos para o futuro e procurar comparar os governos. Talvez agora possamos avançar mais, gerando mais emprego e distribuindo renda de forma mais justa e igualitária com um governo comprometido com o social. Pelo menos em quatro anos não retornaremos ao período caótico que foi de 94 a 2002 onde o país foi a falência econômica e social.


Enildo Bernardes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confira dicas para organizar os estudos para o Enem 2013 A cem dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Portal EBC promoveu hoje um bate-papo com dicas de preparação para a prova. Os professores Jorge Figueiredo, coordenador pro projeto Plantão Enem, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e Israel Batista, professor de história do curso pré-vestibular Alub, de Brasília, explicaram estratégias de estudo e listaram alguns assuntos que podem estar na prova de 2013. Assista aqui: A principal recomendação dos professores é organizar um calendário de estudos, priorizando as disciplinas e conteúdos que os estudante enfrenta maior dificuldade. “Ele precisa revisar as matérias nas quais ele se considera um bom aluno e se dedicar aos temas que ele tem mais dificuldade. Ele tem que fazer um calendário e definir quanto tempo vai se dedicar a cada matéria, sabendo que o Enem dá muito ênfase ao português e à interpretação de texto, é uma prova inteligente”, explicou o professor Israel. Leia também: Acesse aplicativo Questões Enem para treinar para a prova Confira o Edital do Enem Enem endurece critérios de correção da redação para 2013Atualidades Uma das principais características da prova do Enem é cobrar conteúdos atuais. O professor Jorge lembrou que a prova é uma “caixinha de surpresas”, mas que há grandes chances de que temas como os protestos recentes no Brasil e a reforma política caiam no Enem – inclusive na redação. “Algo que pode estar na prova é a diferença entre o plebiscito e referendo, são irmãos gêmeos que nascem na mesma época histórica, lá na Roma antiga. É preciso rever os principais plebiscitos do Brasil porque as provas não cobram as atualidades de maneira pura, mas verificando se você tem um conhecimento histórico. É um prato cheio para as questões interdisciplinares” http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Todos pela Educação de qualidade...

“O Crítico não conta absolutamente nada . Tudo o que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofre uma queda, ou na hora em que o que está fazendo algo comete um erro. O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem... O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, que falha, mas que aos poucos vai acertando, porque não existe esforço sem erro. Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem, que na melhor das hipóteses irá cair, mas mesmo em sua queda é grande, porque viveu com coragem, e esteve acima daquelas almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas” Fragmentos de um discurso que o presidente americano Theodore Roosevelt pronunciou na Sorbonne de Paris, no dia 23 de abril de 1910.

Você acredita que a Inclusão nas escolas é uma realidade possível?

Minha lista de blogs

Postagens populares

Quadro Virtual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares