Seja Bem vindo! Volte sempre!

"A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade." (José M. Moran)

Seguidores..."Onde você estiver, ai está meu coração"

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro...Dia do Professor!


O professor apaixonado não deixa de professar...
Ter fé é impedir que o medo
esmague o amor.
Ensinar é uma forma de oração!

http://www.youtube.com/watch?v=P2HvaAjOQjs&feature=player_embedded

A todos os Mestres com carinho...

http://www.youtube.com/watch?v=6JDXl9W3iTo&feature=player_embedded

Da violência retratada no filme "Ao Mestre com carinho" com Sidney Poitier evoluímos para o caos total...em muitas escolas. Somando se a isso a desvalorização do professor. O filme retrata a história de um professor, com características indispensáveis para o perfil de um bom educador: compromisso seriedade e determinação para resolver os conflitos em sala de aula e indo além, resolvendo alguns conflitos fora da sala de aula, envolvendo-se emocionalmente com alguns deles. Ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizagem), consegue obter resultados importantes junto aos educandos " Qualquer semelhança com os dias atuais... é pura coincidência! Que Deus abençoe todos os seus dias... os meus dias! Bjos com carinho!

domingo, 3 de outubro de 2010

E a educação futuros presidentes?

Lamentavelmente a educação não esteve em pauta nesse último debate entre os candidatos a presidencia. Eu fiquei atenta. Gostaria de saber qual deles teria proposta ou formulação de políticas públicas capazes de democratizar o acesso de alunos de baixa renda em universidade públicas nesse país além do ProUni, que beneficia com bolsas, alunos de baixa renda que iram frequentar universidades particulares. Universidades essas que são beneficiadas por meio de isenções fiscais sucateando com isso as Universidades estaduais. Mais uma vez as universidade públicas que atende a maioria de alunos da classe média alta, que foram muito bem preparados em escolas particulares e passam em vestibulares realizados para o nível deles e não do aluno que frequentou uma escola pública. Escola essa, que não tem os mesmos recursos e infraestrutura de uma escola particular. A desigualdade no acesso é gritante. No último levantamento do MEC ficou comprovado que predomina alunos brancos na maioria dos cursos da universidade pública e que 5% desses alunos são pertencentes à faixa dos mais ricos, que vem de escolas particulares. Esse é um fortíssimo componente sócio-econômico e, tambem, racial, ja que a pobreza no Brasil tem cor, principalmente devido a distribuição de riquezas que se concentra nas mãos de uma minoria mais rica, se refletindo no ensino. Eu me pergunto onde está a "escola para todos", "a univerdade gratuita para todos", que é um direito de todo cidadão. Que país é esse que não valoriza a educação no seu país? Onde encontro em escolas públicas alunos na 7ª série, que não sabem ler nem escrever.Como podemos transformar uma sociedade onde mais ou menos 59% do eleitorado do estado de São Paulo de maior índice do PIB desse pais são analfabeto formal, ou seja, o cidadão lê, escreve (sem entender o que escreveu), em outras palavras são "copistas". Issso em pleno século XXI. É muito triste. Mas é bom perceber que cada vez mais os jovens, estão se conscientizando de sua importância no engajamento político e na luta pelos seus direitos, muito bem enfatizado pelo candidato á presidencia Plínio Arruda Sampaio. Como é sabido, "A base de cada estado é a educação da juventude" Um abraço amigos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Confira dicas para organizar os estudos para o Enem 2013 A cem dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Portal EBC promoveu hoje um bate-papo com dicas de preparação para a prova. Os professores Jorge Figueiredo, coordenador pro projeto Plantão Enem, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e Israel Batista, professor de história do curso pré-vestibular Alub, de Brasília, explicaram estratégias de estudo e listaram alguns assuntos que podem estar na prova de 2013. Assista aqui: A principal recomendação dos professores é organizar um calendário de estudos, priorizando as disciplinas e conteúdos que os estudante enfrenta maior dificuldade. “Ele precisa revisar as matérias nas quais ele se considera um bom aluno e se dedicar aos temas que ele tem mais dificuldade. Ele tem que fazer um calendário e definir quanto tempo vai se dedicar a cada matéria, sabendo que o Enem dá muito ênfase ao português e à interpretação de texto, é uma prova inteligente”, explicou o professor Israel. Leia também: Acesse aplicativo Questões Enem para treinar para a prova Confira o Edital do Enem Enem endurece critérios de correção da redação para 2013Atualidades Uma das principais características da prova do Enem é cobrar conteúdos atuais. O professor Jorge lembrou que a prova é uma “caixinha de surpresas”, mas que há grandes chances de que temas como os protestos recentes no Brasil e a reforma política caiam no Enem – inclusive na redação. “Algo que pode estar na prova é a diferença entre o plebiscito e referendo, são irmãos gêmeos que nascem na mesma época histórica, lá na Roma antiga. É preciso rever os principais plebiscitos do Brasil porque as provas não cobram as atualidades de maneira pura, mas verificando se você tem um conhecimento histórico. É um prato cheio para as questões interdisciplinares” http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

Todos pela Educação de qualidade...

“O Crítico não conta absolutamente nada . Tudo o que faz é apontar um dedo acusador no momento em que o forte sofre uma queda, ou na hora em que o que está fazendo algo comete um erro. O verdadeiro crédito vai para aquele que está na arena com o rosto sujo de poeira, suor e sangue, lutando com coragem... O verdadeiro crédito vai para aquele que erra, que falha, mas que aos poucos vai acertando, porque não existe esforço sem erro. Ele conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e está gastando sua energia em algo que vale a pena. Este é o verdadeiro homem, que na melhor das hipóteses irá cair, mas mesmo em sua queda é grande, porque viveu com coragem, e esteve acima daquelas almas mesquinhas que jamais conheceram vitórias ou derrotas” Fragmentos de um discurso que o presidente americano Theodore Roosevelt pronunciou na Sorbonne de Paris, no dia 23 de abril de 1910.

Você acredita que a Inclusão nas escolas é uma realidade possível?

Minha lista de blogs

Postagens populares

Quadro Virtual

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares